ANO: 2013
LOCAL: ANHEMBI SP
CURADORES: ODAIR FURTADO, MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA, CARMEM SILVIA ROTONDANO TAVERNA, ÉRIKA LOURENÇO + MITSUKO APARECIDA MAKINO ANTUNES
PRODUÇÃO EXECUTIVA: ARTIFÍCIO ARQUITETURA EXPOSIÇÕES + STDM
EXPOGRAFIA: ARTIFÍCIO ARQUITETURA EXPOSIÇÕES + STDM
MARCA: TECNOPOP
IDENTIDADE VISUAL + DESIGN AMBIENTAL: STDM
PRODUÇÃO EXECUTIVA: ARTIFÍCIO ARQUITETURA EXPOSIÇÕES + STDM
FOTOS: ARTIFÍCIO + IARA PIMENTA
2012 celebra os 50 anos da regulamentação da profissão de psicólogo (a), no Brasil. Neste meio século, muitos foram os avanços da Psicologia na construção e fortalecimento de um projeto profissional-ético-político para a profissão. Para comemorar esta importante data, o Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais produziram a Exposição Psicologia: 50 Anos de Profissão no Brasil.
A Exposição Psicologia: 50 Anos de Profissão no Brasil trabalhou com a noção de uma Linha do Tempo referente à presença da Psicologia no Brasil em que se articulam os principais acontecimentos históricos do país, a trajetória dos conhecimentos na área e fatos que marcaram a profissão no Brasil.
A Exposição demarca seis grandes períodos da presença da Psicologia, enquanto Ciência e Profissão. São elas: Período 1: 1500-1808 - Saberes psicológicos; Período 2: 1808-1890 – Saberes psicológicos produzidos em outras áreas de conhecimento à psicologia científica; Período 3: 1890-1930 Autonomização da Psicologia – Um projeto de nação: a modernidade e a Psicologia a seu serviço; Período 4: 1930-1962 - A consolidação da Psicologia- Ensino, pesquisa, publicações, congressos, organização e atuação prática: o processo de consolidação da Psicologia rumo à regulamentação profissional; Período 5: 1962-1980 - A regulamentação da profissão e os tempos da ditadura - da repressão à resistência; Período 6: 1981 aos dias de hoje - O Sistema Conselhos de Psicologia e a redemocratização - a Psicologia assume compromissos com a sociedade brasileira.