ANO: 2011 / 2012
LOCAL: PALÁCIO ANCHIETA-ES, MUSEU OSCAR NIEMAYER-MG, MASP-SP, MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES-RJ,
CURADOR: OLÍVIO GUEDES
PRODUÇÃO EXECUTIVA: ARTIFÍCIO ARQUITETURA EXPOSIÇÕES
EXPOGRAFIA: ARTIFÍCIO ARQUITETURA EXPOSIÇÕES
IDENTIDADE VISUAL + DESIGN AMBIENTAL: STDM + CLAUDIA AFONSO
FOTOS: CLAUDIA AFONSO + MARIA FERNANDA MISEROCHI
A escolha de sedes prestigiosas e significativas no panorama cultural do País que recebe a mostra sustenta a realização de um evento de alto perfil cultural destinado a deixar por sempre a marca de um momento inesquecível na vida das cidades hospedantes e na memória do público visitante.
A mostra propôs uma revisitação do homem e do artista através da complexidade das suas experiências, acima de todo aquelas mais secretas e íntimas que serão reveladas através das imagens que têm enriquecido a sua vida: os lugares frequentados, a família, os estudos, as modelos e os bistrôs de Paris. De Livorno a Veneza, de Florença a Paris, pontoando com imagens salientes os percursos, os encontros e as personalidades artísticas que têm definido a historia da arte e das vanguardas do século em um cruzamento de experiências europeias.
As obras, dentro de espaços de primeira importância em cada cidade tocada pelo evento, definirão o percurso artístico e cultural, desde as primeiras experiências toscanas, onde os amigos italianos de Modigliani serão colocados em relação com suas experiências juvenis até as da capital europeia da arte do Século XX, Paris.