ANO: 2015
LOCAL: MUSEU DO FUTEBOL
CURADOR: MUSEU DO FUTEBOL
PRODUÇÃO EXECUTIVA: MARIANA CHAVES + ARIANA MARASSI
EXPOGRAFIA: STD M
IDENTIDADE VISUAL + DESIGN AMBIENTAL: PANDOALA ESTÚDIO
FOTOS: PABLO DE SOUSA
A iniciativa é de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, profissionalmente ou por diversão. O resultado é mostrado em 42 imagens que contam histórias sobre mulheres que são íntimas da bola e do jogo de futebol.
As fotógrafas que participam da exposição são: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto.
O projeto é uma nova versão da mostra de mesmo nome realizada no Centro Cultural São Paulo em 2014. Realizá-la em 2015 no Museu do Futebol ganha um novo sentido. “Foi um ano importante para a visibilidade do futebol feminino. Esse foi o nosso tema prioritário e encerramos o ano com chave de ouro. O material é rico para desmitificar a ideia de que mulher não joga bola no seu cotidiano. O que vemos por meio das fotografias é a exibição de momentos em que mulheres de todo o Brasil revelam sua intimidade com o jogo de bola”, revela Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol.
A mostra integra o projeto Visibilidade para o Futebol Feminino, que tem por objetivo divulgar a história da participação feminina no futebol. O projeto é uma ação integrada que uniu pesquisa, exposição, programação cultural e ações educativas.